Quem sou eu

Minha foto
UMA PROFESSORA TENTANDO AJUDAR A EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011


PROFESSOR PREFERENCIAL

Se, “quem educa o educador é a sociedade”, então:

· acontecendo mudanças na sociedade, terá que acontecer mudanças no papel do professor;

· a formação para a cidadania dentro da escola é o mais importante papel transformador;

· quem decide o que ensinar deverá ser a mesma pessoa que ensina;

· a tecnologia vem no auxílio da facilitação para a construção de um pensamento crítico;

· o professor tem que ter consciência de seu papel, não pode isolar-se, muito menos ficar alienado e apenas assistindo os acontecimentos;

· a postura de neutralidade, acomodação, individualismo e mero expectador não condiz com o desejado, alto prestígio social, pela categoria.

Concluindo, o professor preferencial deverá caminhar pelos campos da:

Partilha no convício coletivo;

Recepção positiva das mudanças de seu papel;

Emancipação sobre o conteúdo ministrado;

Fuga da alienação;

Elaboração diária de estratégias;

Rememoração de sua postura intelectual;

Execução de planos idealizados;

Negação da neutralidade;

Consciência de seu papel dentro de seu contexto e de seu aluno;

Inovação em sua prática de ensino;

Afirmação forte do valor da construção da cidadania;

Luta pela autonomia e dignidade de seu trabalho.

(Revista Gestão Universitária – Mato Grosso do Sul)

Cláudio Zarate Sanavria

Autoreflexão feita pela CRPPDT- Sefor - Tânia Sampaio – 05/10/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário