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sábado, 8 de outubro de 2011

CASASSUS - 17 E 18 DE Novembro 2011 no Ceará - ANPAE

Juan Casassus, filósofo e sociológo chileno, acredita no bom relacionamento entre aluno e professor.

JUAN CASASSUS.  Foto: Cláudio Bueno Entre 1995 e 2000, o chileno Juan Casassus esteve à frente de um ambicioso estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sobre a qualidade da Educação na América Latina. A pesquisa, realizada em 14 países - incluindo o Brasil - e publicada no livro A Escola e a Desigualdade, analisou fatores que favorecem o bom desempenho dos estudantes. Docentes com formação sólida, avaliação sistemática, material didático suficiente, prédios adequados e famílias participativas apareceram como características importantes. Mas um aspecto lhe chamou a atenção: ter um ambiente emocional adequado, gerado pelo bom relacionamento entre professor e aluno, também é fundamental. "Essa descoberta me surpreendeu. Com base nela, direcionei meu foco para entender melhor o papel das emoções na vida em geral e na aprendizagem em especial." Para transmitir o gosto pelo conhecimento, diz o filósofo e sociólogo especialista em Educação, um professor precisa dominar os conteúdos de sua disciplina - e também saber acolher as turmas, identificando e trabalhando interesses e sentimentos.
Texto:Rodrigo Ratier

Já está na minha agenda participar desse momento, pois Casassus destaca que as necessidades de aprendizagem, não são as únicas necessidades que os alunos têm na escola, pois precisam também “ser reconhecidos na sua legitimidade, querem ser escutados, necessitam ser respeitados, necessitam pertencer a uma comunidade de pares, necessitam brincar, necessitam autonomia, concluindo que a insatisfação das necessidades básicas dos educandos é fonte de violência. Necessita-se da transformação da sociedade e a superação de uma crise que nos ameaça com um naufrágio universal. E, não poderemos chegar à plenitude que a natureza para nós reservou enquanto a razão não atingir a sabedoria de reconhecer suas limitações”.

Tudo isso tem em comum com o Projeto Professor Diretor de Turma-PPDT que chegou à SEDUC, através da ANPAE, na pessoa da professora Doutora Maria Luíza Barbosa Chaves

que conheceu a experiência em Portugal e convidou a professora

Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite

para apresentar ao PPDT e que tenho a imensa satisfação de ter sido convidada para fazer parte como Coordenadora Regional do Projeto Professor Diretor de Turma -CRPPD que tem como principais objetivos:

· Favorecer a articulação entre os professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégia e métodos de trabalho;

· Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência;

· Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem;

· Oferecer uma educação sustentável que contemple a Formação Cidadã do educando, estimulando sua participação na vida social, com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade;

· Motivar os alunos para a aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.

Acredito que serão dois dias de muito aprendizado.

Tânia Sampaio de Alcântara


Informações: (85) 99892727 / (85) 32482727 (Professora Dra. Maria Luiza Barbosa)



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