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UMA PROFESSORA TENTANDO AJUDAR A EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ALUNOS EM PRIMEIRO LUGAR

Breve comentário sobre a publicação recebida no encontro dos CRPPDT e CE em Setembro/2011

CPPPDT- Tânia Sampaio (Sefor)

06 de outubro 2011- Fortaleza –Ceará

ALUNOS EM PRIMEIRO LUGAR

(Como Nova York renovou seu sistema público de ensino)

Acreditando na afirmação de que a educação de qualidade é o caminho para a transformação do Brasil, achei muito interessante e esclarecedora a investigação feita pela Fundação Itaú Social e Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, nas mudanças que causaram melhorias no ensino público da cidade de Nova York:

· A maior parte dos investimentos vão para os Projetos Pedagógicos;

· A gestão escolar tem autonomia para administrar verbas, contratar e afastar professores;

· As decisões sobre o ensino são feitas por pessoas familiarizadas com o que acontece em sala de aula;

· Os diretores prestam contas dos resultados de aprendizagens colocados em um sistema de dados capaz de oferecer, a qualquer momento, informações sobre o progresso de cada aluno;

· Criação de Tutores dedicados continuamente ao aperfeiçoamento dos professores e das didáticas;

· Criação de Coordenadores de Pais para estimular as famílias a participarem mais do ambiente escolar e atendimento particularizado;

· Criação da Academia de Lideranças destinada a recrutar e formar novos diretores;

· Parceria entre educadores e policiais na política de Tolerância Zero para reduzir as depredações de escolas;

· Inspetores orientados para prevenir e solucionar problemas de disciplina;

· Participação do setor privado disposto a prestar ajuda financeira à educação;

· Boa relação com os sindicatos : aumento de salários e outros benefícios;

· Pagamento de bônus por mérito e a revisão dos processos de avaliação de desempenho.

Veja toda a publicação: acesse http://www.fundacaoitausocial.org.br/

Fazendo um paralelo com o nosso querido PPDT , podemos visualizar semelhanças :

· É um projeto totalmente pedagógico que está cada vez mais, sendo priorizado pela Secretaria da Educação (SEDUC);

· A gestão escolar tem autonomia para aceitá-lo ou não, e de escolher os PDTs que possuem perfil ideal;

· Os PDTs estão familiarizados com a sala de aula, também são professores das turmas;

· O Sige auxilia os PDTs nas informações, a qualquer momento, do rendimento do aluno individualmente, além da confecção do Dossiê;

· Existem os Conselhos de Turma (5 reuniões por ano) para o conhecimento profundo de nossos alunos, suas notas, seu crescimento e a análise de práticas pedagógicas que são citadas para a melhoria do ensino na sala;

· voz aos alunos e aos pais para falar das suas necessidades mostrando os seus pontos de vista ;

· Tenta resgatar os pais através de reuniões e da participação nos conselhos e dá atendimento particularizado aos pais semanalmente;

· O intuito é envolver todos da escola : desde o porteiro até o diretor ;

· É dado aos PDTs cinco horas/aula para dedicação exclusiva à sua turma;

· É no momento das aulas de Formação Cidadã que os PDTs podem sentir as problemáticas específicas da turma e levantar os assuntos mais polêmicos e necessários no momento como: problemas de disciplinas, depredações das escolas e problemas enfrentados pela comunidade fora da escola;

· É aberto a parcerias com o setor privado;

· Faz do aluno um monitor e ao mesmo tempo ser monitorado;

· Trabalha a liderança em sala de aula e a importância do voto;

· Através do estudo orientado dá oportunidade ao aluno de compartilhar com o colega e ter a ajuda na troca de informações;

· Facilita para os Coordenadores Escolares dedicação maior na pesquisa textos e idéias que servirá de material de apoio para os encontros com os professores, pais e para seu próprio crescimento como os “Tutores” (Coach) e “Coordenadores de Pais” de Nova York.


No PPDT o aluno está em primeiro lugar

Estamos no caminho certo



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